Relato de uma brasileira que vive nos EUA com seus filhos

Hoje o nosso post foi escrito pela querida Janaina, do site Mommys Place que relata como é sua vida e de seus filhos morando nos Estado Unidos, confira.

Durante 5 anos morei nos Estados Unidos onde estudei e tive a oportunidade de conhecer um pouquinho deste país e da sua cultura. Voltei para o Brasil, onde meus filhos nasceram e depois de 11 anos, cá estou eu de volta a Boca Raton, Florida, trazendo na bagagem meus pequenos, Pedro de 10 anos e Maria Luiza de 6. Não que eu tenha desistido do Brasil, mas acho que o Brasil desistiu da geração dos meus filhos e todas que estão por vir. Fui muito feliz e tenho muito à agradecer os anos que vivi no Brasil, orgulho dos meus filhos serem brasileirinhos legítimos, mas a oportunidade de poder abrir a cabecinha deles para o mundo, aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura e oferecê-los um futuro melhor não nos fez pensar duas vezes. E quando eu falo futuro melhor, nada tem a ver com bens materiais. Aqui nos Estados Unidos nós sentimos o respeito e o valor que existe por cada cidadão dessa nação e um amor à pátria extraordinário. Aprendemos que é de criança que se constrói um país.
Crianças brasileiras que estudam nos EUA

Verdade que qualquer Brasileiro que chega aos Estados Unidos se encanta com tudo. A limpeza, a organização, a oferta de produtos baratos, a segurança e educação do povo são só alguns exemplos. Morando aqui você começa a achar isso tudo comum, porque na verdade nos encantamos com algo tão óbvio e que deveria ser primário em qualquer lugar do mundo, mas por outro lado começamos a vivenciar coisas, principalmente quando se tem filhos, que nos mostram as verdadeiras razões por eles serem um país de primeiro mundo e que merece todo o nosso respeito. Tenho realmente me deslumbrado, não com o carro que pude comprar ou a casa que escolhi para morar, mas com coisas que realmente farão toda a diferença na vida dos meus filhos, educação e o verdadeiro sentido de cidadania, pois não adianta ser cidadão e amar um país, de quatro em quatro anos, apenas numa copa do mundo. Ser cidadão é construir um país desde pequeno. É plantar a semente que gerará os frutos do futuro.

Dizem que o povo americano é um povo frio, agora eu entendo e não sei se a palavra que os melhor descreve seria exatamente frio. Americanos são práticos, objetivos e, ao contrário do que muitos pensam, solidários e respeitosos ao extremo. Vamos começar com um exemplo simples, a escola e a principal refeição do dia, o café da manhã, são gratuitos e todos tem acesso. O voluntariado é uma prática mais do que estimulada, e para você sair da high schoolvocê precisa completar uma carga horária de trabalhos voluntários para o governo. E isso, eles aprendem desde cedo, doar dinheiro, roupa e parte do seu tempo ao próximo. Na escola dos meus filhos, por exemplo, são os próprios alunos que limpam e recolhem o lixo da cafeteria quando terminam o lanche, que auxiliam os alunos novos a se ambientarem na escola, que abrem a porta dos carros de manhã para que outras crianças desçam. E todos tem a preocupação de te desejar bom dia. Se esbarram em você te pedem desculpas. Se você estiver perdido, te ajudam a encontrar o caminho correto. Alunos recém-chegados de outros países tem aulas especiais de inglês num programa da própria escola para que possam logo estar falando a língua. Gratuito e para todos. A preocupação da integração extrapola a preocupação com o aprendizado. Os pequenos estrangeiros, por exemplo, só passam a ter notas válidas depois que estiverem com segurança na língua inglesa e totalmente integrados a escola.

Crianças brasileiras que estudam nos EUA

Ninguém nasce sabendo e na verdade nada do que fazem é algo extraordinário e sim ensinado desde criança. Às 8h da manhã os alunos pausam para fazer uma espécie de oração ao país, todos os dias. Amar a sua pátria e tentar fazer dela o melhor lugar do mundo para todos é ensinado desde sempre. O estudo é incentivado e é a grande investida do país.

Material didático e websites altamente estruturados com conteúdo ficam disponíveis para os alunos gratuitamente. Reforço escolar gratuito. Incentivo a leitura. Cada livro que você compra, a escola ganha um da editora. Muitas campanhas de doações e recolhimento de fundos são revertidos para a escola, onde todos os alunos são beneficiados.

O transporte e o hospital não são públicos, mas o direito a educação sim, pois é dela que sairão o futuro do país, é a escola que formará cidadãos, mas governantes também. Empregos dignos e respeitados. Policial que tem orgulho de ser policial. Bombeiro que desempenha com ardor sua profissão.

Na verdade o grande triunfo deles acho que é isso: fazer da escola a escola da vida. Se a matéria é fraca ou forte, ainda não sei, mas posso garantir que junto dela vem uma bagagem imensurável de cidadania, respeito ao próximo, solidariedade a quem precisa. Meus filhos se sentiram completamente acolhidos sem mesmo falar uma palavra de inglês. Amiguinhos de sala que se voluntariaram como ajudantes das professoras para auxiliarem os novos colegas dentro da escola. Uma espécie de anjos da guarda enquanto precisarem.

Filhos da Janaina - Crianças brasileiras que estudam nos EUA

Estou encantada com o espírito de coletividade que esse povo tem, aqui não há espaço para o jeitinho ou vantagem, aqui se confia até que se prove o contrário e nos mostram que esperto é aquele que sabe se doar, fazer bem feito, atender com cordialidade, dar a vez, porque uma hora você doa, outra hora você precisa, que ninguém constrói nada sozinho, que precisamos respeitar o espaço do próximo para vivermos em paz e harmonia e ir rumo aodesenvolvimento de um país.

É de pequeno que se ensina. É de pequeno que se educa. E o americano sabe fazer isso como ninguém. Ele não espera o filho crescer para entender esses fundamentos, ele faz a criança assimilar o que não é preciso entender, é preciso ser.

Janaina Medeiros
Site: www.mommysplace.com.br
Instagram: @mommysplaceguia
Facebook: @mommysplaceguia

http://blog.tricae.com.br/dicas/brasileira-que-vive-nos-eua/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s